Conselheiros Tutelares de Sebastião Barros participam de capacitação sobre escuta especializada promovida pelo Ministério Público

Data: 13/03/2024

Os conselheiros tutelares do município de Sebastião Barros, acompanhados pela assistente social do CRAS, Roneide Saraiva, participaram nesta terça-feira (12), do treinamento “Acolher: capacitação em escuta especializada e acolhimento e apoio às crianças e adolescentes vítimas de crime”, promovida pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). O evento foi realizado no Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Corrente.

A escuta especializada consiste no procedimento de acolhida de casos de crianças e adolescentes que foram vítimas ou testemunhas de algum tipo de violação, constituindo-se em importante protocolo de atendimento a ser adotado por aqueles que lidam com as denúncias e ocorrências.

De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar de Sebastião Barros, Simone Freitas, a capacitação fará grande diferença no atendimento às vítimas. “Com a escuta especializada o profissional que vai atender a criança ou adolescente deve estar previamente identificado na rede, comprovando a sua qualificação. Desta forma será ofertado um atendimento humanizado, mantendo uma postura de ouvinte atento e comprometido com o respeito incondicional aos direitos da criança e do adolescente”, comentou.

A assistente social Roneide Saraiva, por sua vez, destaca que o município já está realizando os trâmites necessários para a implantação do procedimento no município. “Ter um profissional capacitado para a escuta qualificada, além de garantir os direitos da criança e adolescente, os protege da violação institucional, como exposição da vítima para toda rede de proteção. O primeiro passo no âmbito municipal é o CMDCA publicar a resolução que cria o comitê de Gestão Colegiada da Rede de “Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência” e o município já está articulando para implantação da Escuta Acolhida, uma ferramenta de trabalho importante para toda rede de proteção ao menor!”, pontuou.





Voltar